O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE) foi criado em 2010 na Universidade Federal do Ceará e, em 2015, teve suas atividades transferidas para a Universidade Federal do Paraná.
A equipe do PONTE reflete acerca dos conceitos e experiências fundamentais que caracterizam a interface mantida entre Comunicação e Democracia. A partir da leitura, da discussão aprofundada, e da produção científica concernente a questões como (1) a função e o desempenho político dos mass media, (2) as formas da comunicação política mediada e (3) os efeitos e reverberações dos media sobre a esfera e a opinião públicas, pretende-se compreender os dilemas comunicacionais mais significativos a permearem o jogo democrático contemporâneo. Empiricamente, o Grupo dedica-se à análise de experiências e iniciativas que envolvem Jornalismo Político, Propaganda Eleitoral, Comunicação Digital e Comunicação Pública a fim de inventariar e desenvolver ferramentas voltadas para aperfeiçoar práticas democráticas.
O PONTE mantém uma rede de cooperação com diversas outras equipes, a exemplo do Grupo de Pesquisa Discurso, Comunicação e Democracia (DISCORD), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS), da Universidade Federal do Maranhão.
O PONTE recebe apoio financeiro do CNPq e da Capes, por meio de financiamento a projetos de pesquisa e bolsas de estudo.