skip to Main Content

Leituras do grupo 2014.1 – Texto 7

Na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, o texto em discussão no Grupo PONTE será Da democracia dos partidos ao plebiscito da audience.

Autora: Nadia Urbinati

Resumo: O presente artigo visa analisar as principais transformações e tendências das democracias contemporâneas. As mudanças realizadas assumiram formas semelhantes na maioria das democracias existentes. Os fenômenos mais recorrentes advindos delas foram o declínio dos partidos organizacionais e programáticos, especialmente no caso europeu e, como consequência disto, a emergência dos “partidos leves”, o que resultou, como tendência geral, na perda e na crença da qualidade da política representativa. Emerge dessa configuração, a democracia de público atravessada por todos os lados pelo plebiscitarianismo. A grande importância adquirida pelos grandes meios de comunicação e seu controle monopólico reforçam a dimensão plebiscitária da democracia de audience. O efeito mais antidemocrático disto reside no fato que os eleitores perdem a possibilidade de formar juízos críticos, porque transformados muito mais em espectadores – que mais olham do que agem –, o que torna a política muito mais vulnerável ao sigilo e à opacidade, e a democracia menos democrática.

Link: http://goo.gl/LrNysu

As reuniões do PONTE são abertas ao público e acontecem semanalmente, às segundas-feiras, às 18h, no Centro de Humanidades II (CH2), no prédio “Poleiro”, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Back To Top
Search