skip to Main Content

Pesquisadores do PONTE e do DISCORD publicaram 21 trabalhos em 2020

 

 

Participantes dos grupos de pesquisa Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE/UFPR) e Discurso, Comunicação e Democracia (DISCORD/UTFPR) somaram 21 artigos e capítulos de livros publicados em 2020. Outras oito produções já estão aceitas para publicação em 2021.

 

Um dos destaques do ano passado foi a realização do projeto de extensão “Diz, mulher!”, uma série de programas dedicados a debater temas na área Comunicação e Política. A iniciativa teve a coordenação direta de Edna Miola, Isabele Batista Mitozo e Camila Mont’Alverne, com o apoio de Jackeline Saori Teixeira. Os 16 programas da série podem ser acessados pelo YouTube: https://www.youtube.com/c/discordgrupo/videos.

 

Confira abaixo a produção recente dos dois grupos de pesquisa – que inclui, ainda, oito trabalhos apresentados em eventos científicos, dois textos publicados em jornais e sites de circulação geral; e quatro entrevistas concedidas.

 

 

Artigos publicados em periódicos e capítulos de livros

 

Edna Miola; Francisco Paulo Jamil Marques. Comunicação pública do Ministério da Saúde no Facebook: Uma análise das campanhas contra o Aedes aegypti no ‘verão do Zika’. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 14, p. 34-50, 2020. Disponível em:

https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1802

 

Paulo Ferracioli; Francisco Paulo Jamil Marques. O Jornalismo como agente da transparência pública no Brasil: A cobertura noticiosa no caso da Lei de Acesso à Informação. Observatorio (OBS*), v. 14, p. 16-37, 2020. Disponível em

http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/viewFile/1514/pdf

 

Deivison Henrique de Freitas Santos; Francisco Paulo Jamil Marques; Giulia Sbaraini Fontes. Political Journalism between news and opinion: A comparative study of the 2018 brazilian presidential elections. Brazilian Journalism Research (online), v. 16, p. 122-151, 2020. Disponível em https://bjr.sbpjor.org.br/br/article/view/1264

 

Edna Miola; Francisco Paulo Jamil Marques. Estratégias promocionais e atendimento ao consumidor nas redes sociais digitais: O caso do Ponto Frio no Twitter. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-18, 2020. Disponível em

http://bocc.ubi.pt/pag/miola-marques-2020-estrategias-promocionais-atendimento-consumidor.pdf

 

Francisco Paulo Jamil Marques; Deivison Henrique de Freitas Santos; Camila Mont’Alverne; Paulo Ferracioli. A atuação do jornalismo editorial no escândalo JBS: Uma análise comparativa sobre os posicionamentos dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Revista Brasileira de Ciência Política, v. 33, p. 1-39, 2020. Disponível em

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-33522020000300207&tlng=pt

 

Francisco Paulo Jamil Marques; Edna Miola; Isabele Batista Mitozo; Camila Mont’Alverne. Similar, but not the same: Comparing editorial and news agendas in Brazilian newspapers. Journalism Practice, v. 14, p. 1066-1086, 2020. Disponível em

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17512786.2019.1684833?journalCode=rjop20

 

Paulo Ferracioli; Francisco Paulo Jamil Marques. Jornalismo, colaboração e interesse público: Lei de Acesso à Informação como instrumento da cobertura noticiosa. E-compós (Brasília), p. 1-29, 2020. Disponível em

https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2053

 

Michele Goulart Massuchin; Francisco Paulo Jamil Marques; Isabele Batista Mitozo. Marketing Women Political Leaders. In: Karen Ross; Ingrid Bachmann; Valentina Cardo; Sujata Moorti; Marco Scarcelli. (Org.). Encyclopaedia of Gender, Media and Communication. London: Wiley-Blackwell, 2020. Disponível em

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/9781119429128.iegmc217

 

Isabele Batista Mitozo; Francisco Paulo Jamil Marques; Michele Goulart Massuchin. G. Social Media: Complexities and Contradictions. In: Karen Ross; Ingrid Bachmann; Valentina Cardo; Sujata Moorti; Marco Scarcelli. (Org.). Encyclopaedia of Gender, Media and Communication. London: Wiley-Blackwell, 2020. Disponível em

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/9781119429128.iegmc042

 

Francisco Paulo Jamil Marques; Isabele Batista Mitozo; Michele Goulart Massuchin. Digital Divide. In: Karen Ross; Ingrid Bachmann; Valentina Cardo; Sujata Moorti; Marco Scarcelli. (Org.). The International Encyclopedia of Gender, Media, and Communication. London: Wiley, 2020. Disponível em

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/9781119429128.iegmc061

 

Ícaro Joathan; Francisco Paulo Jamil Marques. Emotion, reason, and political attacks on Facebook: The use of rhetorical appeals in the 2014 Brazilian presidential race. In: Ofer Feldman. (Org.). The Rhetoric of Political Leadership: Logic and Emotion in Public Discourse. Massachusetts: Edward Elgar Publishing Limited, 2020, v. 1, p. 214-229. Disponível em

https://www.elgaronline.com/view/edcoll/9781789904574/9781789904574.00021.xml

 

Isabele Batista Mitozo; Gabriella da Costa; Carla Rodrigues. How do traditional media incorporate statements from political actors in social media? An analysis of the framing of Jair Bolsonaro’s tweets in Brazilian journalism. Brazilian Journalism Research (online), v. 16, p. 152-177, 2020. Disponível em

https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1256

 

Isabele Batista Mitozo. A utilização de sistemas deliberativos remotos pelas assembleias legislativas brasileiras durante a pandemia de Covid-19: Características e prospectos. Revista do Legislativo Paranaense, v. 4, p. 9-24, 2020. Disponível em

http://revista.alep.pr.gov.br/index.php/escolalegislativo/article/view/129

 

Isabele Batista Mitozo; Michele Goulart Massuchin. Engajamento público e Democracia: Uma análise da Participação Política institucional e não-institucional na cidade de São Paulo. Teoria & Pesquisa (Online), v. 29, p. 41-65, 2020. Disponível em

http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/view/818

 

Diego Rafael Moraes Silva; Camila Mont’Alverne. Identifying impacts of Covid-19 pandemic on vulnerable populations: A mixed-methods approach. Survey Research Methods, v. 14, p. 141-145, 2020. Disponível em https://ojs.ub.uni-konstanz.de/srm/article/view/7742

 

Fernanda Cavassana de Carvalho; Andressa Butture Kniess; Rafaela Mazurechen Sinderski. Ataques y defensas en los debates electorales televisivos: Las estrategias de los candidatos brasileños a la Presidencia de la República en 2018. Revista de Estudios Brasileños, v. 6, p. 131-148, 2020. Disponível em

https://revistas.usal.es//index.php/2386-4540/article/view/reb2019613131148

 

Giulia Sbaraini Fontes; Andressa Butture Kniess; João Guilherme Frey. As instituições jornalísticas e o tema da transparência: Análise comparativa dos editoriais de O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo em 2015 e 2016. Aurora (PUCSP. Online), v. 13, p. 141-159, 2020. Disponível em https://revistas.pucsp.br/aurora/article/view/43530

 

Andressa Butture Kniess; Deivison Henrique de Freitas Santos. Religião e democracia em nível local: Os valores democráticos dos evangélicos paulistanos. Teoria & Pesquisa (Online), v. 29, p. 101-131, 2020. Disponível em

http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/view/820/473

 

Paulo Ferracioli; Carla Candida Rizzotto. Entre a responsabilidade, o conflito e o interesse humano: Análise de enquadramento da cobertura sobre biografias. Lumina, v. 14, p. 175-193, 2020. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21472

 

Leonardo José Costa; Naiza Comel. Feita de amor: Um olhar sobre o relacionamento homoafetivo na animação Steven Universe. In: Humberto da Cunha Alves de Souza; Sérgio Rogério Azevedo Junqueira; Toni Reis. (Org.). Estudos sobre diversidade sexual e de gênero. 1ed.Curitiba: IBDSEX, 2020, v. 1, p. 529-534. Disponível em

https://www.ibdsex.org.br/wp-content/uploads/2020/06/SOUZA-Humberto-da-Cunha-Alves-de-JUNQUEIRA-Sergio-Rogerio-Azevedo-Reis-Toni.-org.-Estudos-sobre-diversidade-sexual-e-de-genero-atualidades-temas-objetos.-Curitiba-IBDSEX-2020.pdf

 

Naiza Comel. Participação online e Executivos Municipais: um estudo de ferramentas de participação em websites de prefeituras de Santa Catarina. In: Jesús Flores; Jacqueline Oyarce; Gloria Rodríguez-Garay. (Org.). Reflexões sobre internet, tecnologia e comunicação. 1ed.Aveiro: Ria Editorial, 2020, v. 1, p. 226-249.

Disponível em https://indd.adobe.com/view/8fc24cd4-2ffb-445a-8b3c-7542abeb2a4f

 

 

Trabalhos aceitos para publicação (artigos e capítulos de livros)

 

Francisco Paulo Jamil Marques; Edna Miola. Transparência digital e Poder Legislativo. In: Cristiane Bernardes, Isabele Batista Mitozo, Sérgio Braga; Sivaldo Silva. (Org.). Parlamento Digital: De conceitos a práticas. 2021.

 

Francisco Paulo Jamil Marques; Edna Miola. Mídia e Política. In: Adriano Codato; Gustavo Lacerda. (Org.). Manual de Ciência Política [no prelo]. 1ed.Curitiba: UFPR, 2021.

 

Andressa Butture Kniess; Francisco Paulo Jamil Marques. Como o agente fiscalizador utiliza a comunicação online? A ideia de transparência pública nas redes sociais da Controladoria-Geral da União. Opinião Pública, 2021.

 

Antonio Teixeira de Barros; Isabele Batista Mitozo; Elisabete Busanello. Depois de eleitas: os desafios de deputadas federais para o exercício do mandato. Revista Brasileira de Estudos Políticos, 2021.

 

Antonio Teixeira de Barros; Isabele Batista Mitozo; Elisabete Busanello. Mulheres e Política: a Bancada Feminina do Congresso Nacional brasileiro sob a perspectiva do eleitorado. Revista Gênero, 2021.

 

Pablo Silva Pimentel. Opinião e ideologia: uma análise da abordagem política e editorial de O Globo durante o impeachment de Fernando Collor. Temporalidades, 2021.

 

Jackeline Saori Teixeira. Transparência quanto à arquitetura da informação e usabilidade: caso do portal da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, 2021.

 

Deivison Henrique de Freitas Santos. Juventude, valores sociais e democracia: o caso dos estudantes da Universidade Federal do Paraná. Sociologias Plurais, 2021.

 

 

Trabalhos apresentados em eventos científicos

 

Francisco Camolezi Melo; Edna Miola. Comunicação Pública: Experiências locais. In: XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica – SICITE, 2020, Toledo-PR. XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2020. p. 1-8. Disponível em

https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2020/paper/viewFile/7248/2563

 

Andressa Butture Kniess. A opinião do cidadão importa? A tramitação das proposições legislativas mais votadas no Portal e-Cidadania do Senado Federal. In: I Seminário Discente de Ciência Política da UFPR, 2020, Evento online. Anais I Seminário Discente de Ciência Política da UFPR, 2020. Disponível em

https://eventos.ufpr.br/SDCP/SDCP2020/paper/viewFile/3077/898

 

Andressa Butture Kniess. 44° Encontro anual Anpocs. Quem propõe transparência pública digital no Brasil e como essas propostas tramitam? Um estudo sobre as proposições legislativas apresentadas na Câmara dos Deputados, entre 2003 e 2018. 2020

Disponível em www.anpocs2020.sinteseeventos.com.br

 

Paulo Ferracioli. Jornalismo de checagem e transparência no Brasil: a utilização de modalidades de transparência pela Agência Lupa. In: VII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, 2020, São Paulo. Anais do VII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, 2020. Disponível em

https://abraji-bucket-001.s3.sa-east-1.amazonaws.com/uploads/publication_info/details_file/80f640f7-2469-4334-948d-559e46214f29/artigo_Paulo_Ferracioli.pdf

 

Paulo Ferracioli. Os alvos da checagem: uma análise sobre a cobertura de fact-checking nas eleições de 2018. In: Seminário Discente de Ciência Política, 2020, Curitiba. Anais do I Seminário Discente de Ciência Política. Curitiba: PPGCP/UFPR, 2020. p. 180. Disponível em

https://eventos.ufpr.br/SDCP/SDCP2020/paper/viewFile/3083/903

 

Deivison Henrique de Freitas Santos. Avaliação da democracia e valores sociais entre jovens: o caso dos estudantes da Universidade Federal do Paraná. In: Seminário Discente de Ciência Política da UFPR, 2020, Curitiba. GT1 – Comportamento, Representação e Comunicação Política, 2020. Disponível em

https://eventos.ufpr.br/SDCP/SDCP2020/paper/viewFile/3078/899

 

Jackeline Saori Teixeira. Análise exploratória das características dos pedidos de acesso à informação em 2018 e 2019. In: Seminário Discente de Ciência Política, 2020. Anais do I Seminário Discente de Ciência Política. Curitiba: PPGCP/UFPR. p. 684. Disponível em

https://eventos.ufpr.br/SDCP/SDCP2020/paper/viewFile/3118/922

 

Naiza Comel. Participação Online e Executivos Municipais: um estudo de ferramentas de participação em websites de prefeituras de Santa Catarina. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso). Disponível em

http://www.meistudies.org/index.php/cmei/3cime/paper/view/910

 

 

Textos em jornais, sites e revistas de circulação geral

 

Gisele Barão da Silva; Rafael Schoenherr. O novo sequestro da atenção pública pela agenda presidencial nos fins de semana. Observatório da Imprensa, 12 maio de 2020. Disponível em

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/conjuntura-politica/o-novo-sequestro-da-atencao-publica-pela-agenda-presidencial-nos-fins-de-semana/

 

Deivison Henrique de Freitas Santos. O “rouba, mas faz” no contexto das eleições gerais de 2018. Plural, Curitiba-Paraná, 28 de dezembro de 2020. Disponível em

https://www.plural.jor.br/artigos/o-rouba-mas-faz-no-contexto-das-eleicoes-gerais-de-2018/

 

 

Entrevistas concedidas

 

Francisco Paulo Jamil Marques. Un año de batalla ideológica en Brasil. 2020. Disponível em

https://www.lavozdegalicia.es/noticia/internacional/2020/02/09/ano-batalla-ideologica-brasil/0003_202002G9P26991.htm

 

Isabele Batista Mitozo. Assembleia Entrevista. 2020. Disponível em

https://www.youtube.com/watch?v=vDQbvFqNYuo

 

Camila Mont’Alverne. Futuro incerto: pesquisa identifica possíveis cenários para Curitiba após pandemia. 2020. Disponível em

http://www.radiomaisdigital.com.br/artigos/futuro-incerto-pesquisa-identifica-possiveis-cenarios-para-curitiba-apos-pandemia

 

Camila Mont’Alverne; Paulo Ferracioli. Como Boulos usou as mídias sociais para suavizar sua imagem. 2020. Disponível em

https://www.dw.com/pt-br/como-boulos-usou-as-m%C3%ADdias-sociais-para-suavizar-sua-imagem/a-55613257

Back To Top
Search