skip to Main Content

Pesquisadora do PONTE apresenta pesquisa para Observatório Social

A integrante do PONTE, Naiza Comel, apresentou sua pesquisa de mestrado “Transparência na casa do cidadão: Uma avaliação dos websites de prefeituras da Região Sul do Brasil” aos voluntários do Observatório Social de Balneário Camboriú. No encontro, realizado de forma virtual na quinta-feira, dia 12, a pesquisadora relatou os principais conceitos e resultados da investigação.

Para Naiza, hoje doutoranda do PPGCOM/UFPR, este diálogo entre os estudos acadêmicos e as iniciativas da sociedade civil são essenciais para avanços nas duas áreas. A investigação, orientada pelo coordenador do PONTE, Jamil Marques, compreendeu a análise de 21 sites da Região Sul do país, por meio de duas dimensões: a de aspectos legais e a de iniciativas além destas exigências – de forma a envolver também aspectos ligados à comunicação, participação e “tradução” de dados aos cidadãos.

O presidente do Observatório Social de BC, Jailson de Oliveira Felipe, aponta que a pesquisa reforça uma observação já feita pelo grupo, de que a transparência só é totalmente alcançada quando os dados disponíveis podem ser compreendidos pelos os cidadãos. “Além disso, o compartilhamento de experiências de outras prefeituras, este conhecimento do que está sendo feito em outras cidades, permite que tenhamos parâmetros para cobrar outras melhorias e sugerir boas práticas para o Executivo”, detalha Jailson.

Back To Top
Search