Seminário LEPEM tem sua segunda edição em outubro

Ocorre nos dias 10 e 11 de outubro o II Seminário do Laboratório de Estudos de Política, Eleições e Mídia (LEPEM), produzido pelo Departamento de Cências Sociais, com a temática: “Campanhas políticas e resultados eleitorais em 2010: leituras possíveis”. As sessões de apresentação de trabalhos acontecerão no Auditório Luiz de Gonzaga, no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades 3 (CH3), campus Benfica.

O grupo PONTE participa do seminário por meio apresentação de uma prévia do artigo selecionado para o Encontro da ANPOCS, “Estratégias de comunicação política online: uma análise do perfil de José Serra no twitter” produzido por Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, em parceria com Fernando Wisse Oliveira Silva e Nina Ribeiro Matos.

As inscrições para participar do evento como ouvinte podem ser realizadas antecipadamente na sede do LEPEM: Bloco I do Centro de Humanidades 3; ou no dia do evento: no Auditório Luiz de Gonzaga.

10 de outubro

1ª Sessão — 14:30
Campanhas Majoritárias Estaduais em 2010: candidaturas, grupos e partidos políticos

• Jakson Aquino — Como o eleitor cearense decidiu seu voto em 2010: uma pesquisa pós-eleitoral.
  • Rejane Vasconcelos Carvalho — A disputa pelo governo do Ceará em 2010: a consolidação de um outro ciclo político Ceará?
  • Maria Auxiliadora Lemenhe — O PSDB cearense no contexto das eleições de 2010: dilemas, ações e derrotas.

2ª Sessão — 16:00
Eleições Parlamentares: conexões entre bases políticas municipais, estaduais e federais

• Valmir Lopes — Eleições parlamentares: o que existe de novo?
  • Paula Vieira — Geografia do voto e eleições legislativas no Ceará (2006 e 2010).
  • José Raulino Chaves Pessoa Júnior — Análise da ascensão política de Domingos Filho nas eleições de 2010.
  • João Paulo Gomes — Um olhar sobre as disputas eleitorais em Maracanaú nas eleições de 2010.

11 de outubro

3ª. Sessão — 14:30
Estratégias de Comunicação Política em Campanhas Eleitorais

• Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Fernando Wisse Oliveira Silva, Nina Ribeiro Matos — Estratégias de comunicação política online: uma análise do perfil de José Serra no twitter.
  • Monalisa Soares — Produção e Recepção de Discursos Eleitorais: Uma análise das estratégias discursivas de Dilma e Marina no HGPE.
  • Joyce Martins — Política para eleitor ver: uma análise da propaganda televisiva de José Serra.
  • Bruna Karoline Vasconcelos e Eudenia Magalhães Barros — Você sabe para que serve um vice? : uma análise do ethos político nos discursos dos candidatos a vice presidente nas eleições de 2010.

17:30 — Coquetel de Encerramento do Seminário

Para mais informações, acesse o site do LEPEM: http://www.lepem.ufc.br/