Estratégias de comunicação política online
A última edição da Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura (POSCOM/UFBA) publicou o artigo Estratégias de Comunicação Política Online: Uma Análise do Perfil de José Serra no Twitter, de autoria de Francisco Paulo Jamil Almeida Marques (PONTE/UFC), Fernando Wisse Oliveira Silva (PONTE/UFC) e Nina Ribeiro Matos (PONTE/UFC).
O texto pode ser acessado no seguinte endereço:
http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/5663/4257
RESUMO:
O trabalho examina algumas das principais mudanças que as tecnologias digitais de comunicação trazem para o jogo político-eleitoral. Mais especificamente, verifica-se de que maneira o candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) lançou mão do Twitter ao longo das eleições de 2010. O texto analisa as novas disposições e comportamentos que podem ser percebidos uma vez que os media digitais passam a desempenhar um papel importante no processo de captura do voto. Haveria modalidades inéditas de promoção das campanhas ou, na verdade, percebe-se uma continuidade na maneira de se abordar os eleitores? São investigadas as mensagens (tweets) postadas por José Serra (@joseserra_) durante os 15 dias que antecederam o 2º turno das eleições presidenciais (de 17 a 31 de outubro de 2010). A amostra empírica é baseada nas 221 mensagens publicadas pelo candidato no período escolhido. É possível apontar, por um lado, que o uso do Twitter se mostra importante (a) para promover a imagem pública de Serra; (b) para construir uma rede de apoiadores; e (c) para estimular modalidades informais de interação. Por outro lado, é perceptível o fato de que as estratégias eleitorais, mesmo no Twitter, continuam sendo condicionadas por concepções tradicionais do marketing político.