skip to Main Content

Leituras do grupo 2012.1 – Texto 12

No dia 17 de setembro, o texto em discussão no Grupo PONTE será O representante como protetor – Incursões na representação política “vista de baixo”.

Autor: Luis Felipe Miguel

Resumo: O artigo discute a percepção sobre o sentido da representação política que é manifestada por uma parcela dos eleitores comuns: o representante é visto como um “protetor” que, controlando uma parte do aparelho de Estado, é capaz de obter e distribuir benefícios (empregos, insumos, perdões). Trata-se de uma relação diferente daquelas em geral discutidas pela literatura, uma vez que não se estabelece a partir da identificação com o representante e da responsabilização por seus atos. O artigo explora esta “visão popular implícita” da representação com base em cartas escritas a dois importante líderes políticos brasileiros (Getúlio Vargas e Jânio Quadros) e discute como, apesar de estigmatizada pela visões normativas correntes, ela pode ser vista como uma forma racional de ação num ambiente político pouco permeável às demandas da população mais pobre e desorganizada.

Link: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v27n79/a03.pdf

As reuniões do PONTE acontecem toda segunda-feira, às 18h, no Centro de Humanidades 2 (CH2) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Back To Top
Search