Leituras do grupo 2012.2 – Texto 4
No dia 3 de dezembro, o texto em discussão no grupo PONTE será Votando na prateleira: a politização do consumo na América Latina.
Autor: Fabián Echegaray
Resumo: Há pelo menos uma década que a utilização do poder de compra pelo consumidor para perseguir finalidades políticas ou éticas é um fenômeno debatido pelas Ciências Sociais internacionais. Diante do aparente desengajamento público com a política, o fenômeno do consumo politizado passou a ser reconhecido como uma das formas mais inovadoras e crescentes de participação política não convencional para os indivíduos, quebrando a tradicional divisão entre cidadania, a esfera dos bens públicos e os agentes políticos, de um lado, e o consumo, a esfera dos bens privados e os agentes de mercado, de outro lado. Entretanto, esse debate mal foi iniciado na América Latina, menos ainda sua discussão empírica. Este artigo aborda as evidências sobre a cidadanização das relações com as corporações que estimulam o uso do poder de compra como forma de influenciá-las a seguir valores e políticas favoráveis à sociedade e ao meio ambiente. A discussão se baseia em dados de pesquisas quantitativas com amostras representativas da população adulta da Argentina, Brasil e México e revela que o consumo político é um fenômeno já estabilizado e que tende a complementar outros modos de engajamento político na América Latina.
Link: http://www.scielo.br/pdf/op/v18n1/v18n1a03.pdf
As reuniões do PONTE acontecem toda segunda-feira, às 18h, no Centro de Humanidades II (CH2), no prédio “Poleiro”, da Universidade Federal do Ceará (UFC).