skip to Main Content

Leituras do grupo 2012.2 – Texto 7

No dia 14 de janeiro,  o texto em discussão no Grupo PONTE será Orgulho e preconceito: a “objetividade” como mediadora entre o jornalismo e seu público.

Autores: Flávio Biroli e Luis Felipe Miguel

Resumo: O artigo discute o valor da “objetividade” na construção do discurso e na orientação das práticas jornalísticas. A análise de revistas brasileiras semanais de informação permite observar que o ideal da objetividade e a afirmação dos valores morais não são excludentes: “fatos objetivos” e julgamentos complementam-se na legitimação do jornalismo como guardião dos valores sociais. O compartilhamento de posições sociais – e preconceitos – entre os jornalistas e seu público permite que perspectivas e interesses específicos sejam vocalizados como se correspondessem à totalidade, naturalizando um padrão de valores e transmutando julgamentos em fatos. No jornalismo, a neutralidade corresponde à validação de discursos hegemônicos.

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-62762012000100002&script=sci_arttext

As reuniões do PONTE acontecem toda segunda-feira, às 18h, no Centro de Humanidades II (CH2), no prédio “Poleiro”, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Back To Top
Search