Revistas BJR e Contracampo publicam artigos do PONTE
A última edição da Brazilian Journalism Research (revista científica editada pela SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), trouxe o artigo “A pauta do dia: um estudo sobre o agendamento do Congresso Nacional brasileiro nos editoriais da Folha de S. Paulo e de O Estado de S. Paulo”, elaborado em parceria por Camila Mont’Alverne e Jamil Marques, ambos pesquisadores do PONTE (leia o artigo completo clicando aqui: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/873/786).
Escolhido juntamente com outros trabalhos que compõem a edição especial sobre “Jornalismo e Democracia” da BJR, o estudo examinou, através da análise de discurso, editoriais publicados tanto na Folha quanto no Estadão que mencionam os termos “Congresso”, “Senado” e “Câmara”,.
Uma outra publicação recente se refere ao artigo “Como se configura a comunicação online entre representantes e representados no Brasil? Um estudo sobre as ferramentas digitais da Câmara dos Deputados”, de autoria de Isabele Mitozo, Jamil Marques e Camila Mont’Alverne (o arquivo está disponível no link a seguir: https://goo.gl/bhWgrf)
O texto foi veiculado em setembro na revista Contracampo, editada por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense. O texto em questão investiga as ferramentas digitais da Câmara dos Deputados a partir de três aspectos considerados fundamentais para as iniciativas patrocinadas pelo Estado: informação, transparência e participação.