INCT.DD e PONTE realizam workshop sobre e-Transparência

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e o Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE/UFPR) convidam os interessados a se inscreverem no workshop “e-Transparência”, a ser realizado nos dias 18 e 19 de outubro na Universidade Federal do Paraná. O conteúdo será ministrado pelas pesquisadoras Maria Paula Almada (UFBA) e Paula Karini Amorim (IFTO).

A iniciativa visa explorar o conceito de transparência pública de modo a delimitá-lo no âmbito das investigações sobre e-Democracia e e-Governo. A partir do estudo das possibilidades oferecidas pelo ambiente de comunicação digital para tornar governos, instituições públicas e atores políticos mais accountable à sociedade, pretende-se apresentar os métodos e os índices utilizados em pesquisas acadêmicas e em relatórios a fim de mensurar o quão transparentes se mostram estados, cidades, países ou instituições.

Tópicos a serem abordados no workshop:

– A transparência pública como uma das dimensões da democracia;

– e-Transparência: O digital e o aprimoramento das práticas políticas;

– Requisitos para a e-Transparência: marcos legais e desafios para sua implementação;

– Metodologias de avaliação comparativa de experiências de e-Transparência;

– e-Transparência e efeitos políticos.

Do que se trata: Workshop sobre e-Transparência.

Quando: Dias 18 e 19 de outubro (das 14h às 17h).

Local: Setor de Ciências Humanas da UFPR (sala a ser confirmada em breve).

Inscrições gratuitas via formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeL-sO3hbpqN929j6jmca7bMTuJI3j5vF9-yCtjsZ1B_Aivzw/viewform?usp=sf_link

Importante: Limite de 30 vagas (preenchidas por ordem de solicitação). A confirmação das inscrições será enviada posteriormente, por email.

Realização:

INCT.DD