skip to Main Content

Pesquisadores do PONTE e do DISCORD publicaram14 trabalhos em 2019

 

Pesquisadores do PONTE e do DISCORD publicaram 14 trabalhos em 2019; outros 9 estão aceitos para publicação em 2020

Confira abaixo a produção bibliográfica recente dos nossos grupos!

 

Artigos publicados em periódicos e capítulos de livro

FERRACIOLI, P.; HERMAN, F. Habilitando o cidadão para a transparência Análise de portais estaduais do executivo e legislativo. AGENDA POLÍTICA, v. 7, p. 217-238, 2019.

FERRACIOLI, P.; SBARAINI FONTES, G. Novas eleições, novas estratégias? O HGPE dos candidatos à prefeitura de Curitiba em 2012 e 2016. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 2, p. 175-201, 2019.

FONTES, G. S.; FERRACIOLI, P. A reação do Jornalismo às fake news: uma análise das checagens realizadas pelo projeto Comprova ao longo da campanha eleitoral de 2018. In: Pedro Chapaval Pimentel; Ricardo Tesseroli. (Org.). O Brasil vai às urnas: as campanhas eleitorais para presidente na TV e internet. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2019, v. 1, p. 82-107.

KNIESS, A. B.; MATTOS, M.; LEITE, P. H. M.; MARQUES, F. P. J. “How do you get information, deputy?” Patterns of media use by deputies of the state of Paraná. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, v. 12, p. 81, 2019.

MARQUES, F. P. J.; MIOLA, E.; MITOZO, I. B.; MONT’ALVERNE, C. SIMILAR, BUT NOT THE SAME: Comparing Editorial and News Agendas in Brazilian Newspapers. Journalism Practice, v. 14, p. 1-21, 2019.

MARQUES, F. P. J.; MONT’ALVERNE, C. What are newspaper editorials interested in? Understanding the idea of criteria of editorial-worthiness. Journalism, v. 1, p. 1-19, 2019.

MARQUES, F. P. J.; MONT’ALVERNE, C.; MITOZO, I. B. Editorial journalism and political interests: Comparing the coverage of Dilma Rousseff’s impeachment in Brazilian newspapers. Journalism, v. 1, p. 1-20, 2019.

MARQUES, F. P. J.; HERMAN, F.; KNIESS, A. B.; TEIXEIRA, J. S. What do state institutions say? Twitter as a public communication tool during the impeachment process of Brazil’s Rousseff. BRAZILIAN POLITICAL SCIENCE REVIEW, 2019.

MARQUES, F. P. J.; REBOUCAS, H. When Journalism and its sources struggle for controlling public visibility: how O Povo covered Cid Gomes? fanpage on Facebook. INTERCOM (SÃO PAULO. IMPRESSO), v. 42, p. 93-111, 2019.

MITOZO, I. B.; MARQUES, F. P. J. Context Matters! Looking Beyond Platform Structure to Understand Citizen Deliberation on Brazil’s Portal e-Democracia. Policy & Internet, v. 11, p. 1-21, 2019.

MONT’ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. Conflitos, barganhas e desprezo pelo interesse público: enquadramentos do congresso nacional em editoriais da Folha de s. Paulo. REVISTA FAMECOS (ONLINE), v. 26, p. 30158, 2019.

NAVA, M.; MARQUES, F. P. J. From ‘leftist’ to ‘president’: Journalism and editorial coverage of Brazil´s Lula in five elections. Journalism Practice, v. 13, p. 1200-1221, 2019.

MONT’ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. News Production Routines. In: Tim Vos, Folker Hanusch, Margaretha Geertsema-Sligh, Dimitra Dimitrakopoulou, Annika Sehl. (Org.). The International Encyclopedia of Journalism Studies. 1ed.London: Wiley-Blackwell, 2019, v. 1, p. 1-7.

BARROS, A. T.; BERNARDES, C. B.; MITOZO, I.; LIMA, M. E. O. Apresentação do dossiê Parlamento, Mídias e Sociedade. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, v. 12, p. 11-14, 2019.

 

Trabalhos aceitos para publicação (artigos e capítulos de livros)

SANTOS, D.; MARQUES, F. P. J.; FONTES, G. Political journalism between news and opinion: A comparative study on the 2018 Brazilian presidential election. BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH (ONLINE), 2020.

FERRACIOLI, P.; MARQUES, F. P. J. O Jornalismo como agente da transparência pública no Brasil: A cobertura noticiosa no caso da Lei de Acesso à Informação. OBSERVATORIO (OBS*), 2020.

MARQUES, F. P. J.; MIOLA, E. Transparência digital e Poder Legislativo. In: Cristiane Bernardes, Isabele Mitozo, Sérgio Braga; Sivaldo Silva. (Org.). Parlamento Digital: De conceitos a práticas [no prelo]. 1ed., 2020.

MARQUES, F. P. J.; MASSUCHIN, M. G.; MITOZO, I. B. Digital Divide. In: Karen Ross; Ingrid Bachmann; Valentina Cardo; Sujata Moorti; Marco Scarcelli. (Org.). Encyclopaedia of Gender, Media and Communication. 1ed.London: Wiley-Blackwell, 2020.

MASSUCHIN, M. G.; MARQUES, F. P. J.; MITOZO, I. B. Marketing Women Political Leaders. In: Karen Ross; Ingrid Bachmann; Valentina Cardo; Sujata Moorti; Marco Scarcelli. (Org.). Encyclopaedia of Gender, Media and Communication. 1ed.London: Wiley-Blackwell, 2020.

MITOZO, I. B. ; MARQUES, F. P. J. ; MASSUCHIN, M. G. Social Media: Complexities and Contradictions. In: Karen Ross; Ingrid Bachmann; Valentina Cardo; Sujata Moorti; Marco Scarcelli. (Org.). Encyclopaedia of Gender, Media and Communication. 1ed.London: Wiley-Blackwell, 2020.

JOATHAN, I.; MARQUES, F. P. J. Emotion, reason, and political attacks on Facebook: The use of rhetorical appeals in the 2014 Brazilian presidential race. In: Offer Feldman. (Org.). The Rhetoric of Political Leadership: Logic and Emotion in Public Discourse. 1ed.: Edward Elgar Publishing Limited, 2020, p. 1-18.

CARVALHO, F. C.; KNIESS, A. B.; SINDERSKI, R. M. Ataques e defesas nos debates eleitorais televisivos: as estratégias dos candidatos brasileiros à Presidência da República em 2018. REVISTA DE ESTUDIOS BRASILEÑOS, 2020.

MIOLA, E.; MARQUES, F. P. J. Comunicação pública no Facebook do Ministério da Saúde: Uma análise das campanhas sobre o Aedes aegypti no “verão do zika”. RECIIS, 2020.

 

Trabalhos apresentados em eventos científicos

CHAGAS, V.; MITOZO, ISABELE B.; SANTOS, J.; BARROS, S.; AZEVEDO, D. A ‘NOVA ERA’ DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA? WhatsApp e call to action nas consultas do e-Cidadania (Senado Federal). In: XXVIII Encontro da COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais do XXVIII Encontro da COMPÓS, 2019. v. 1.

COMEL, Naiza. Ferramentas de comunicação digital para transparência em prefeituras: estudo dos municípios com os maiores e menores PIB de Santa Catarina. 2019. In: I Seminário Avançado em Comunicação Política, 2019, Curitiba.

COSTA, G.; RODRIGUES, C.; MITOZO, ISABELE B. Twitter como rede de comunicação governamental? Uma análise do agendamento do jornalismo impresso brasileiro pelos tweets de Jair Bolsonaro. 2019. In: 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2019, Goiânia.

FERRACIOLI, Paulo. Jornalismo como agente da Lei de Acesso à Informação (L.A.I.): uma comparação entre pedidos de jornalistas e publicações na imprensa sobre a lei. In: X Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2019, Monterrey. Anais do X Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2019.

FONTES, G. S.; SILVA, P. F.; KNIESS, A. B. Fake news e fact-checking nas eleições presidenciais de 2018: um estudo qualitativo sobre o projeto comprova. In: Compolítica 8, 2019, Brasília. Anais do Compolítica, 2019.

MACIEL, M.; MIOLA, E. Comunicação Estatal e Democracia Digital: uma análise do Ministério da Educação no Facebook. In: Pré-evento associado ao XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE), 2019, Curitiba. XXIV SICITE, 2019.

MARQUES, F. P. J. A pesquisa sobre jornalismo editorial. 2019. In: I Seminário Avançado de Comunicação Política, 2019, Curitiba.

MARQUES, F. P. J. ; MIOLA, E. E-Transparency Policies in the Brazilian National Congress: Can legislative bills change a closed political culture?. In: 72nd Annual Conference of World Association for Public Opinion Research (WAPOR), 2019, Toronto – Canadá. Proceedings of 72nd Annual Conference of World Association for Public Opinion Research, 2019. v. 1. p. 1-7.

MARQUES, F. P. J.; SANTOS, D.; FONTES, G. S. As tensões entre notícia e opinião revelam o papel político do Jornalismo? Um estudo comparativo sobre a cobertura eleitoral em 2018. 2019. In: 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2019, Goiânia.

MIOLA, E.; CARVALHO, F. C.; MANCIO, C. R. P.; VIRGOLINO, J. Comunicação ministerial no Facebook: uma análise comparativa de perfis de uso e engajamento. In: XIII Congresso da ABRAPCORP, 2019, São Paulo. Anais do XIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Paulo: ABRAPCORP, 2019. v. 1. p. 1-15

MIOLA, E.; MARQUES, F. P. J. ENTRE O INTERESSE PÚBLICO E AS POLÍTICAS DE IMAGEM: As campanhas contra o Aedes aegypti no site do Ministério da Saúde no Facebook. 2019. In: XXVIII Encontro Anual da COMPÓS, 2019, Porto Alegre. Anais do XXVIII Encontro Anual da COMPÓS.

MIOLA, E.; MARQUES, F. P. J. Comunicação de governo, interesse público e imagem política. In: 72nd Annual Conference of World Association for Public Opinion Research, 2019, Toronto – Canadá. Proceedings of 72nd Annual Conference of WAPOR, 2019. v. 1. p. 1-20.

MIOLA, E.; MARQUES, F. P. J. Campaign strategies and users? engagement on Facebook: the case of 2016 Brazilian local elections. In: 74th Annual Conference of American Association for Public Opinion Research – AAPOR, 2019, Toronto. Proceedings of 74th Annual Conference of AAPOR, 2019. v. 1. p. 1-5.

MONT’ALVERNE, Camila; MITOZO, I. B. Muito além da mamadeira erótica: As notícias compartilhadas nas redes de apoio a presidenciáveis em grupos de Whatsapp nas eleições de 2018. In: VIII Compolítica, 2019, Brasília. VIII Compolítica, 2019.

SANTOS, D. H. F. A imagem do jornal O Estado de S. Paulo por meio de seus editoriais: posicionar-se politicamente é representar o leitor? In: 11° SIEPE – Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019, Curitiba.

TEIXEIRA, J. S. Internet, Transparência e Representação: Um estudo sobre os projetos em tramitação no Congresso Nacional Brasileiro. 2019. In: 11° SIEPE – Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019, Curitiba.

 

Textos em jornais / revistas de circulação geral

MONT’ALVERNE, C.; MITOZO, I. B.; BARBOSA, H. F. WhatsApp e eleições: quais as características das informações disseminadas. LE MOND diplomatique Brasil, Brasil, 07 de maio de 2019.

Back To Top
Search