Implementação da digitalização do setor público italiano

Jackeline Saori Teixeira*

Título do artigo comentado: Implementing digitalization in the public sector. Technologies, agency, and governance

Autores/as do artigo comentado: Marco Di Giulio e Giancarlo Vecchi

A que questão de pesquisa o texto responde?

O objetivo do trabalho não é responder a uma questão de pesquisa, mas propor um quadro analítico sobre a interação da tecnologia e as governanças nas mudanças da administração pública por meio do diálogo entre a literatura sobre governo digital e o debate sobre os determinantes de sucesso nos casos em que atores políticos tem que administrar mudanças tecnológicas.

Por qual motivo esse texto é relevante?

A importância do trabalho é, dentre outros fatores, devido à demonstração de que atores políticos também influenciam na adoção de novas tecnologias, ou seja, mesmo que o assunto seja técnico, as realizações de ações envolvendo o setor público podem ser afetadas pelos gestores políticos dos órgãos.

Resumo da pesquisa:

Embora as inovações políticas por meio das tecnologias de inovação e comunicação (TICs) sejam frequentemente entendidas como uma alternativa ao governo burocrático, vários estudiosos destacaram que a mudança tecnológica representa mais um passo na evolução da burocracia em direção a uma ação pública mais integrada, eficiente e precisa, atendendo às necessidades dos cidadãos e das empresas.

Em acordo com essa perspectiva teórica, assume-se, no trabalho, que as estruturas organizacionais e políticas de governança que dominam os assuntos de inovação digital são limitadas em grande medida pelas características operacionais adotadas pelas TICs. Ademais, sustenta-se que o sucesso da implementação de tais tecnologias depende da compreensão de atores políticos sobre as implicações organizacionais de tal adoção.

A hipótese central da pesquisa é de que as TICs precisam de diferentes níveis de coordenação entre os atores envolvidos. As TICs podem ser, então, operacionalizadas em função das interdependências requeridas para funcionarem propriamente e alcançarem os resultados desejados. Um maior grau de interdependência significa que uma dada TIC requer atores mais fortemente conectados para ser efetivamente usada em campo. Inversamente, algumas tecnologias demandam menos e precisam de menos esforços de coordenação.

O argumento adotado na pesquisa utiliza duas perspectivas, a dedutiva e a abdutiva. Precisamente, propõe-se que os mecanismos que corroboram para o sucesso político dependem do tipo de TIC – desenvolvimento dedutivo – nos termos tanto de profundida quanto de direcionalidade causal. Em outras palavras, entende-se que, ao invés de existir um determinismo tecnológico – em que um determinado tipo de tecnologia proporciona um modelo de governança adequado às suas interdependências intra e interorganizacionais – assume-se que os mecanismos de agencia que sustentam a estratégia de implementação são objeto de um processo de aprendizagem.

A parte abdutiva da hipótese se dá pois, até o momento da pesquisa, não se havia desenvolvido, na literatura, expectativas sobre a interação entre tecnologia e agência na digitalização do setor público.

Nesse sentido, os autores propõem uma metodologia qualitativa, a partir da análise documental e 21 entrevistas semiestruturadas de duração entre 40 e 60 minutos, face-a-face, com os atores políticos mais importantes de quatro casos de estudo em que os programas de TIC provaram ser efetivos no setor público italiano. A eficácia é circunscrita às etapas de adoção e implementação das TICs, o que significa que um determinado sistema, uma vez escolhido, é efetivamente utilizado.

Cada estudo de caso é composto por duas unidades de análise. A primeira é a administração que desenvolveu a solução de TIC (e muitas vezes também é a primeira a implementá-la). Ressalta-se que, para reduzir a probabilidade de que o sucesso seja o resultado de fatores idiossincráticos, os autores adicionaram à análise pelo menos uma das administrações em que a solução foi transplantada com sucesso.

Conclusões principais do texto:

Os casos analisados indicam que a tecnologia é importante para influenciar as estratégias de implementação necessárias para produzir um arranjo de governança adequado. Isso demonstra a plausibilidade quanto às expectativas sobre padrões causais distintos no que diz respeito à profundidade causal do compromisso político e do enraizamento, entendidos como mecanismos de sustentação das estratégias de implementação. Já no que diz respeito à direção causal, só se foi possível verificar nos casos em que um determinado mecanismo estava operando significativamente, enquanto nenhuma evidência confirmatória foi coletada quando os mecanismos hipotéticos estavam ausentes.

Os dados sugerem que o compromisso político tem um impacto positivo em um contexto característico. Especificamente, enquanto a independência da influência política tenha se mostrado crucial quando o desenvolvimento de novas tecnologias é o próprio objetivo político de uma estratégia industrial, os casos em que tecnologias relativamente maduras são utilizadas como meio de modernizar o setor público podem configurar um contexto compatível com o compromisso político. Ainda assim, os casos em que as interdependências externas constituem um grande desafio indicam que o enraizamento, entendido como relações baseadas na confiança e na reciprocidade, é importante para o desempenho de uma rede de organizações.

REFERÊNCIA:

Di Giulio, M., & Vecchi, G. Implementing digitalization in the public sector. Technologies, agency, and governance. Public Policy and Administration, 2021.

* Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná. Integrante do PONTE.