Pesquisadores do PONTE e do DISCORD publicaram 17 trabalhos em 2022

Integrantes dos grupos de pesquisa Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE/UFPR) e Discurso, Comunicação e Democracia (DISCORD/UTFPR) publicaram 17 trabalhos em 2022, entre artigos e capítulos de livros. As produções compreendem diversos periódicos – entre eles, vários dos mais prestigiados das áreas de Comunicação e Ciência Política. O ano também foi marcado pela aprovação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI). A iniciativa, financiada pelo CNPq, integra diversas instituições do país e do exterior. O professor Jamil Marques, integrante do PONTE, ocupa o cargo de vice-diretor do Instituto.

Além disso, o pesquisador do PONTE, Paulo Ferracioli, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A tese de doutorado de Paulo é intitulada “Checagem de fatos, transparência pública e atuação política do jornalismo: um estudo comparado sobre os sistemas de mídia de Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Itália”. A defesa do trabalho ocorreu em fevereiro de 2021.

Confira a lista de trabalhos publicados em 2022:

FERRACIOLI, P.; KNIESS, A. B.; MARQUES, F. P. J. The watchdog role of fact-checkers in different media systems. Digital Journalism, v. 10, p. 717-737, 2022.

FONTES, G. S.; MARQUES, F. P. J. Defending democracy or amplifying populism? Journalistic coverage, Twitter, and users’ engagement in Bolsonaro’s Brazil. Journalism, v. 23, p. 1, 2022.

BARAO, G.; FONTES, G. S.; MARQUES, F. P. J. Risks and resilience in the case of Brazilian female journalists: How women perceive violence against media professionals and cope with its effects. Journalism Studies, 2022.

MONT’ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. What makes an issue relevant to newspaper editorials? An empirical approach to criteria of editorial-worthiness. Brazilian Journalism Research, v. 18, p. 122-151, 2022.

MIOLA, E.; MARQUES, F. P. J. Government communication and online engagement during ‘the summer of Zika’: Examining content and social media metrics of posts addressing the Aedes aegypti mosquito. First Monday, v. 27, p. 1, 2022.

HERMAN, F.; MARQUES, F. P. J.; MIOLA, E. What factors influence the quality of local governments’ digital transparency? Evidence from the Brazilian case. Opinião Pública, v. 28, p. 857-884, 2022.

MENDES MOTTA, F.; HAUBER, G. Anti-environmentalism and proto-authoritarian populism in Brazil: Bolsonaro and the defence of global agri-business. Environmental Politics, 2022.

MONT’ALVERNE, C.; MORAES, D.; KEMER, T. Are politically engaged citizens more democratic? A glimpse from Brazil. International Political Science Review, 2022.

COMEL, N.; MARQUES, F. P. J. Transparência online e comunicação pública no âmbito municipal: Examinando ferramentas digitais de controle público. e-COMPÓS, v. 25, p. 1-30, 2022.

MENDES, G. P.; MITOZO, I. B. Corpo a Corpo Digital: Pandemia e Estratégias de Comunicação dos Candidatos à Prefeitura de São Luís-MA no 2º Turno em 2020. Comunicação & Informação, v. 25, p. 477-497, 2022.

FONSECA, L.; MITOZO, I. B. Eleições municipais no WhatsApp: uma análise dos links presentes em grupos online de Imperatriz, Maranhão. Agenda Política, v. 9, p. 243-267, 2022.

BAPTISTA, E. A.; HAUBER, G.; ORLANDINI, M. Despolitização e populismo. MEDIA & JORNALISMO, v. 22, p. 105-119, 2022.

FERRACIOLI, P. Jornalismo de checagem de fatos como intermediário da transparência pública: Uma análise comparada entre paí­ses. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, v. 15, p. 106-126, 2022.

TURNER, J. R. Guerrillas and authoritarians: Partners in post-war polarization. Party Politics, v. 28, n. 1, p. 163-173, 2022.

COMEL, Naiza; GALL, J. Comunicação pública de saúde e combate à desinformação no contexto da Covid-19: uma análise do Facebook da prefeitura de Curitiba. Temática – Revista eletrônica de publicação mensal, v. 18, p. 33-49, 2022.

MARQUES, F. P. J.; MIOLA, E.; COMEL, N.; KNIESS, A. Adversarial rhetoric or lapdog journalism? Political interviews during the 2018 Brazilian presidential elections. In: Ofer Feldman. (Org.). Adversarial Political Interviewing: Worldwide Perspectives during Polarized Times. 1ed.Singapore: Springer Nature, 2022, p. 273-294.

FERRACIOLI, P. Lei de Acesso à Informação na cobertura jornalística: o caso da newsletter Don’t LAI to me. In: Elen Geraldes. (Org.). Dez anos da lei de acesso à informação: limites, perspectivas e desafios. 1ed.São Paulo: Intercom, 2022, p. 501-512.