skip to Main Content

Integrante do PONTE defende dissertação sobre transparência digital em municípios

A banca de defesa da dissertação “Transparência na casa do cidadão: Uma avaliação dos websites de prefeituras da Região Sul do Brasil”, da mestranda Naiza Comel, será realizada no dia 25 de fevereiro, às 10 horas. Naiza é aluna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e integrante do PONTE.  

A pesquisa, orientada pelo professor Jamil Marques, coordenador Grupo de Pesquisa, teve o objetivo de avaliar a qualidade de ferramentas de transparência pública disponíveis em websites de diferentes municípios da Região Sul do Brasil. A banca é composta pelo professor orientador e pelas professoras Michele Massuchin (UFPR) e Camilla Quesada Tavares (UFMA).

A fundamentação teórica debateu conceitos e características da transparência pública de uma forma geral e da transparência digital, em particular. A metodologia para análise dos sites das prefeituras envolveu observação sistemática com navegação orientada, a partir de critérios divididos em duas dimensões: aspectos da legislação e elementos associados a iniciativas além das exigências legais.

Os resultados apontam que muitas das imposições legais têm sido efetivamente cumpridas pelas cidades pesquisadas por meio de seus sites, apesar de falhas ainda serem identificadas. Já no que se refere a iniciativas e ferramentas que extrapolam as exigências legais, ainda que seja possível identificar algumas ações que podem facilitar acesso e o entendimento por parte dos munícipes, há grandes possibilidades de aperfeiçoamento de uma forma geral.

SERVIÇO

O que: Defesa da Dissertação de Mestrado “Transparência na casa do cidadão: Uma avaliação dos websites de prefeituras da Região Sul do Brasil”

Programa: PPGCOM – UFPR

Dia e horário: 25/02, às 10h

Como acompanhar: solicite o link pelo e-mail da pesquisadora (naizacomel@gmail.com)

Back To Top
Search