Pesquisador do PONTE defende tese de doutorado sobre a atuação política das agências de checagem de fato em quatro diferentes países
O pesquisador Paulo Ferracioli defenderá a tese de doutorado “Checagem de fatos, transparência pública e atuação política do jornalismo: um estudo comparado sobre os sistemas de mídia de Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Itália” no dia 24 de fevereiro, às 14h, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR.
A tese será avaliada pelos professores Michele Massuchin (UFPR), Suzana Oliveira Barbosa (UFBA), Jacques Mick (UFSC) e Alexsandro Pereira (UFPR), em sessão pública por videoconferência.
A pesquisa foi orientada pelo professor Jamil Marques (coordenador do PONTE) e comparou o Jornalismo de checagem de fatos como ator político em países distintos com enfoque em dois aspectos principais: a performance de papéis jornalísticos e a transparência pública.
O trabalho se embasa na corrente neoinstitucionalista da Ciência Política que compreende o Jornalismo enquanto instituição política para discutir na revisão de literatura os papéis desempenhados pelo Jornalismo nesse contexto, em especial o watchdog e o adversário. A seção teórica da tese também debate a transparência pública a partir de sua relação com a atividade jornalística.
Seleção de países e metodologia
Ao selecionar os países a serem analisados, respeitou-se uma divisão já clássica na literatura da área sobre sistemas midiáticos em países europeus e da América do Norte (Pluralista Polarizado, Liberal e Corporativista Democrático) e acrescentou-se um quarto modelo que já foi caracterizado fora do eixo central (Liberal Capturado). Isso acarretou na seleção de uma agência de checagem de cada nação que possui os traços mais marcantes do seu sistema: Pagella Politica (Itália), Factcheck.org (EUA), Correctiv (Alemanha) e Agência Lupa (Brasil).
No aspecto metodológico, a tese demonstra como foram classificadas 2.669 checagens políticas publicadas por essas quatro agências no período entre julho de 2017 e junho de 2019 por meio de análise de conteúdo, cujo livro de códigos foi desenvolvido para essa pesquisa.
Principais resultados
Dentre os resultados, é possível destacar que houve a predominância do exercício de papéis que são típicos do sistema midiático em que estão inseridos cada agência.
Assim, o representante norte-americano, por exemplo, pode ser classificado como watchdog por privilegiar a vigilância sobre o presidente, o que reforça uma característica da atividade no país.
Já na Alemanha, a organização se preocupou especialmente com os boatos e menos com as declarações dos governantes, o que indica que, mais do que fiscal do poder, a essa agência interessava o papel de facilitador do debate público, que já é recorrente nos países do sistema Corporativista Democrático do qual faz parte.
Além disso, a pesquisa demonstrou como a checagem se consolidou como um agente especializado em lidar com dados públicos, que é capaz de fazer a intermediação da transparência entre Estado e cidadão.
O fact-checking, portanto, se posiciona enquanto ator que pretende recuperar a legitimidade do Jornalismo por meio do desempenho de papéis jornalísticos já consagrados em cada contexto nacional, ao mesmo tempo em que se sustenta na transparência estatal para garantir sua credibilidade.
SERVIÇO
O que: Defesa da Tese de Doutorado “Checagem de fatos, transparência pública e atuação política do jornalismo: um estudo comparado sobre os sistemas de mídia de Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Itália”
Programa: PPGCP – UFPR
Dia e horário: 24/02, às 14h
Como acompanhar: solicite o link pelo e-mail do pesquisador (ferracioli.paulo@gmail.com).