Campanhas eleitorais nas redes sociais: interações e relações on-line por candidatos locais
Por Jackeline Saori Teixeira *
A importância das redes sociais digitais para as campanhas eleitorais é o tema do trabalho de Francisco Paulo Jamil Marques e Camila Mont’Alverne. No artigo “How Important is Twitter to Local Elections in Brazil? A Case Study of Fortaleza City Council Council” (2016) os pesquisadores investigam se, e como, as interações e relações locais influenciam os modos pelos quais são realizadas a comunicação on-line pelos candidatos a vereador que buscavam a reeleição em 2012 na cidade de Fortaleza.
Especificamente, o trabalho dispõe de três questões centrais importantes para a literatura científica:
1. A influência da sociabilidade nas formas de uso da internet nas campanhas locais – A intimidade entre eleitores e candidatos continua a ser importante nas eleições locais proporcionais no próprio momento da decisão eleitoral, devido à prevalência de mecanismos tradicionais de persuasão (como história familiar ou relações de amizade)?
2. O uso da comunicação digital nas estratégias de reeleição – Os candidatos utilizam intensivamente o Twitter como estratégia de campanha? Essa ferramenta é utilizada para divulgar suas ideias e eventos de campanha?
3. A relação entre a filiação partidária e o uso de ferramentas digitais – Os respectivos partidos políticos dos vereadores têm alguma influência na forma como os candidatos fazem campanha?
Para responder tais questões, os autores buscaram os vereadores que dispunham de contas no Twitter na legislatura de 2009-2012, o que corresponde a 27 dos então vereadores. Entre julho e novembro de 2012, contabilizaram semanalmente as atividades da página (o número de publicações assim como diferenças nos montantes de seguidores e de pessoas seguidas), assim como coletaram o conteúdo das mensagens manifestadas nos perfis, o que acarretou em um total de 15.675 tweets.
A análise do conteúdo foi feita sobre um conjunto menor de mensagens (aquelas publicadas nos primeiros sete dias de outubro) com base nas seguintes categorias:
a) Promoção de ideias: Tweets enfatizando propostas políticas, documentos e promessas de campanha. Esta categoria também engloba mensagens que convidam o usuário a visitar a lista de propostas disponível nos sites dos candidatos.
b) Campanha negativa: Tweets de candidatos criticando outros candidatos a vereador ou à Prefeitura de Fortaleza. Esse tipo de postagem também pode incluir críticas a institutos de pesquisas de opinião ou à imprensa.
c) Mobilização e engajamento: Ênfase em tweets que convidam eleitores para ajudar o candidato a ganhar votos ou para incentivar os cidadãos a apoiar publicamente um candidato.
d) Promoção de eventos de campanha: Tweets que destacam eventos públicos organizados para apoiar um candidato. O objetivo principal é informar os eleitores sobre eventos de campanha, mas não necessariamente convocar uma ação de campanha
e) Tweets não relacionados à política ou sem classificação específica: Postagens sobre assuntos ou personalidades que não necessariamente têm relação com a disputa política. Havia uma pequena quantidade de tweets sem conteúdo específico (por exemplo, o tweet era simplesmente um link sem nenhum texto para explicar o tweet) ou o tweet era incompreensível. Os tweets que não se enquadravam em nenhuma das categorias acima referidas também foram inseridos nesta categoria.
Os resultados mostram que 11 dos 27 candidatos conseguiu menos de um seguir novo por semana e 19 deles seguiram menos de uma pessoa nova por semana. Esses dados são interpretados como indicadores de pouco interesse dos cidadãos em acompanhar as campanhas digitais, mas também de uma visão de grande parte dos vereadores de que o Twitter serve mais como uma ferramenta unidirecional (em que eles expõem posições e divulgam informações), do que uma que possibilita interações com a população.
Comparados esses dados com o resultado eleitoral, os pesquisadores verificaram que os 10 mais votados não estavam entre aqueles que tiveram a rede social digital mais ativa, seja quanto a publicações ou a seguidores. Contudo, entre os 10 que mais publicaram, somente um candidato não foi reeleito. Isso mostra que por mais que a utilização da rede social digital não seja fundamental, ela ajuda a candidatura.
Quanto ao conteúdo das mensagens, o estudo demonstra um predomínio de mensagens sobre engajamento e mobilização, seguidas pelas de promoção de ideias, aquelas não relacionadas à política ou sem classificação específica, as com campanha negativa, e, por fim, as que promoveram eventos de campanha. No que diz respeito à possibilidade de relação entre o conteúdo publicado e a frequência de uso do Twitter por candidatos do mesmo partido, não foram encontradas evidências para corroborar a ideia, exceto pelos pequenos partidos de esquerda.
A pesquisa demonstra que mostra que a sociabilidade comunitária (em que o contato físico e a intimidade do dia a dia ajudam a explicar o apoio político) não foi substituída pela sociabilidade de massa (por meio de anúncios na TV), ao menos nas eleições locais proporcionais que ocorrem em grandes cidades, onde a pobreza impede que grandes constituintes se tornem usuários da Internet. Todavia, quando o público alvo é composto por pessoas que utilizam muito a internet é de suma importância a manutenção de um perfil interativo e atualizado nas redes sociais digitais.
A pesquisa contribui não somente por atentar a questões importantes para a literatura acadêmica, mas também apresentar um panorama representativo para todo o país, a partir do caso de Fortaleza. Contudo, algumas escolhas realizadas ao longo do trabalho são pouco justificadas, como o caso do recorte para análise de conteúdo das publicações, o que motivou a escolha da semana anterior ao pleito? Isso não distorce a análise já que a campanha já foi construída, restando, principalmente, aos candidatos reforçar o número para a votação?
Dado o contexto caótico da eleição municipal de 2020, vale investigar de que maneira tal evento modificou a utilização das redes sociais digitais pelos candidatos, sendo o texto de Marques e Mont’Alverne um possível trabalho para comparação do antes e o depois.
REFERÊNCIA
MARQUES, F. P. J. A.; MONT’ALVERNE, C. . How Important is Twitter to Local Elections in Brazil? A Case Study of Fortaleza City Council. BRAZILIAN POLITICAL SCIENCE REVIEW, v. 10, p. 1-35, 2016.
* Pesquisadora do PONTE, Jackeline é técnica em Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, graduada em Ciências Sociais e mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista Capes.
As opiniões expressas pela(o)s autora(e)s pertencem a ela(e)s e não refletem necessariamente a opinião do Grupo de Pesquisa e nem de seus integrantes.