PONTE e PPGCOM promovem palestra sobre consumo de notícias, confiança na mídia e desinformação nas eleições de 2022

A circulação de desinformação marcou as eleições de 2022 no Brasil. O sistema eleitoral foi duramente criticado por diversos grupos, o que representou – e representa – um desafio para as instituições. Camila Mont’Alverne, pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo (Universidade de Oxford) levanta a questão: Qual o papel de consumo das notícias, utilização de plataformas digitais e confiança na mídia para a crença em desinformação eleitoral?

A pergunta permeia seus estudos e é o tema da palestra que será realizada no dia 26 de junho no auditório do DECOM. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE) e o PPGCOM.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23. Os participantes serão certificados.

Para o coordenador do PONTE, Jamil Marques, esta é uma oportunidade para que discentes de cursos de pós-graduação e de graduação possam ter acesso a estratégias metodológicas que vêm sendo aplicadas por equipes internacionais de pesquisa.

O professor reforça, entretanto, que o evento também pode interessar a profissionais do jornalismo e da política, assim como cidadãos em geral, visto que o tema não se restringe ao debate acadêmico.

A palestra tem o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), do CNPq e da Universidade de Oxford. Os trabalhos terão também a participação de Andressa Kniess, pesquisadora de pós-doc do INCT-DSI, e a mediação de Naiza Comel, doutoranda do PPGCOM.

Serviço

O que: Palestra “Consumo de notícias, confiança na mídia e desinformação nas eleições de 2022”

Quando: 26 de junho, às 18h30

Onde: Auditório do DECOM, Campus Juvevê da UFPR

Inscrições: até o dia 23 neste link.