Pesquisadores do PONTE participam do I Simpósio do INCT-DSI

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI) realiza, de 29 de novembro a 1º de dezembro, seu primeiro simpósio. O evento vai reunir pesquisadores nacionais e internacionais interessados em discutir, de maneira inovadora, questões relativas aos processos de produção e circulação da informação no mundo contemporâneo.

Os pesquisadores do PONTE Jamil Marques, Edna Miola, Andressa Kniess e Giulia Fontes integram a equipe do INCT e participam do evento, que ocorre na UFF, em Niterói (RJ). O simpósio tem como tema central “Soberanias informacionais em contextos de desinformação: estratégias para fortalecer políticas públicas democráticas”.

Afonso de Albuquerque, coordenador do Instituto, destaca que o encontro proporciona aos pesquisadores vinculados a oportunidade de identificar agendas de investigação, estreitar parcerias e apresentar diagnósticos sobre os três eixos de pesquisa que norteiam as atividades do Instituto: 1) soberania na produção de conhecimento científico; 2) soberania sobre os sistemas de comunicação e mídia; 3) soberania regulatória de plataformas digitais.

Jamil, vice coordenador do Instituto, por sua vez, destaca a pluralidade institucional que marca os participantes do Simpósio e a descentralização dos recursos e dos projetos abrigados no INCT.

O simpósio é realizado com o apoio do CNPq, da Faperj e da UFF.

Confira os estudos que serão apresentados por nossos pesquisadores:

Desinformação, conteúdo partidário ou notícias convencionais? Disputas entre organizações “jornalísticas” mainstream e non-maintream no caso brasileiro. Jamil Marques, Edna Miola e Andressa Kniess

A “desocidentalização domesticada” dos estudos em Comunicação. Jamil Marques, Thaiane Oliveira, Manuel Goyanes e Andressa Kniess

Instituições intersticiais e autoridade científica no Brasil: um mapeamento de think tanks, seus financiadores e estratégias de legitimação. Giulia Fontes